Hábitos Espirituais

A man praying
Elder Massimo De Feo, Itália
Elder Massimo De Feo, Itália Presidente, Presidência da Área da Europa

Desenvolver e melhorar bons hábitos espirituais não é uma tarefa fácil, nem automática, para a maioria das pessoas. O caminho para o desenvolvimento espiritual é geralmente desigual e difícil.

Enquanto me preparava para servir uma missão a tempo inteiro, fui ter com o meu presidente de ramo e perguntei-lhe o que devia fazer para servir com honra.  Ele deu-me uma lista que incluía o estudo das escrituras, a preparação espiritual e física e até conhecimentos de culinária.  À medida que comecei, alegremente, a preparar-me de todas as formas para ser um “grande missionário”, percebi que algumas coisas eram mais fáceis de fazer do que outras e que algumas eram mesmo bastante difíceis.  No entanto, esforcei-me ao máximo para me tornar no tipo de missionário que o Senhor esperava de mim, apesar de todos os desafios que tive de enfrentar naquele período.

A preparação não foi fácil, mas proporcionou-me verdadeiras bênçãos de que ainda hoje desfruto.  Ao seguir os conselhos dos meus líderes, mesmo quando era difícil, acabei por me tornar no missionário que o Senhor desejava que me tornasse e, com o passar do tempo, eles acabaram por fazer parte da minha vida e do meu ser espiritual.

Da mesma forma, quando nos esforçamos por alcançar resultados mensuráveis, em qualquer área em que desejemos melhorar, nem sempre é fácil seguir instruções, aplicar regras rígidas ou simplesmente permanecer focado.  A título de exemplo, se desejamos manter o nosso corpo físico saudável e forte, devemos praticar exercício com frequência e consumir alimentos e água regularmente. Se não o fizermos, ficaremos fracos ou doentes e, se não tivermos cuidado, poderemos até morrer.

Os mesmos princípios aplicam-se ao nosso corpo espiritual, que deve ser constantemente nutrido para se manter saudável e vigoroso.  A dieta espiritual deve incluir bons hábitos que nutram o espírito e o cuidado de evitar tudo o que o possa prejudicar.

A man studying the scriptures

A dieta espiritual deve incluir exercícios espirituais regulares, tais como a oração diária, o estudo das escrituras, a prestação de atos de serviço e um alimento espiritual semanal, que advém de partilhar do sacramento, participar nas reuniões da igreja e jejuar mensalmente. Regularmente, renovamos a nossa recomendação para o templo de modo a garantir que os elementos espirituais, nos são fornecidos em doses equilibradas e que o nosso corpo espiritual é devidamente nutrido. Por vezes, é necessário jejuar e orar por ajuda para conseguirmos proporcionar ao nosso espírito força e energia adicionais para enfrentar determinados desafios.

Quando me lembro da minha experiência missionária e de como foi difícil a fase da preparação, e ao mesmo tempo maravilhosa, penso nos filhos de Mosias que entenderam a grande importância de nutrirem o seu espírito com energia adicional abundante, obtida através de hábitos espirituais.

“…porque eram homens de grande entendimento e haviam examinado diligentemente as escrituras para conhecerem a palavra de Deus. Isto, porém, não é tudo; haviam-se devotado a muita oração e jejum; por isso tinham o espírito de profecia e o espírito de revelação; e quando ensinavam, faziam-no com poder e autoridade de Deus”. [1]

A family studying the scriptures

O exercício espiritual diário também é essencial para manter um testemunho e garantir que a certeza vence a dúvida, pois o nosso testemunho atual não prevalecerá connosco se nada fizermos por mantê-lo.  Assim como a prática de exercício físico pode desenvolver os nossos músculos e aumentar a nossa força, para fortalecermos e perpetuarmos o nosso testemunho devemos ter rotinas espirituais diárias consistentes.

A tendência do homem natural é esperar sempre mais do Senhor do que de si mesmo.  À medida que desenvolvemos hábitos espirituais mais fortes e experimentamos uma poderosa mudança de coração ao nutrirmos o nosso espírito regular e adequadamente, esses hábitos espirituais passam a fazer parte de nós e levam-nos a esperar mais de nós mesmos e menos do Senhor.

Podemos trabalhar diligentemente para preparar, treinar e nutrir o nosso espírito, tal como fazemos com o nosso corpo físico, desenvolvendo bons hábitos espirituais e evitando os hábitos destrutivos do mundo.  Pode ser doloroso e difícil no início, mas vale certamente a pena, quando começamos a desfrutar das bênçãos deste processo espiritual de crescimento e de bem-estar.

1. Alma 17:2-3