A Família: Proclamação ao Mundo

Saiba o que os membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Acreditam relativamente ao Casamento e à Família

A Família: Proclamação ao Mundo
Os Santos dos Últimos Dias acreditam que o casamento e a família fazem parte do plano de Deus para os Seus filhos.

A Família: A Proclamação ao Mundo” é um documento que contém o que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos ensina acerca do casamento, dos filhos e da família (Liahona, Nov. 2010, 129). Quando há mais de 20 anos, o antigo Presidente da Igreja Gordon B. Hinckley leu pela primeira vez a proclamação ao mundo referente à família, os membros da Igreja sentiram-se gratos pelos seus ensinamentos simples e claros acerca da família. Hoje, mais do que nunca, os membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecidos como Mórmons, valorizam a proclamação ao mundo referente à família como sendo uma revelação profunda e essencial que declara os padrões de Deus no que respeita ao casamento e à família, num mundo sempre em mudança (ver Bonnie L. Oscarson, “Defensoras da Proclamação da Família”, Liahona, maio de 2015). Continue a ler para saber mais acerca das crenças dos Santos dos Últimos Dias relativamente ao casamento e à família.

O que é que “A Família: Proclamação ao Mundo” ensina?

A proclamação ao mundo referente à família dá conselhos específicos aos maridos, mulheres, mães e pais. Ela ensina que “o casamento entre um homem e uma mulher é ordenado por Deus e que a família é fundamental para o plano de Deus para o destino eterno dos Seus filhos” (“A Família: Proclamação ao Mundo”). Também nos ensina que antes de nascermos, conhecíamos e adorávamos “a Deus como o [nosso] Pai Eterno”, e que o plano de Deus para o progresso dos Seus filhos exigiu que viéssemos à Terra, obtivéssemos corpos físicos e pudéssemos voltar a viver com Ele e com as nossas famílias depois da morte (“A Família: Proclamação ao Mundo”). Os ensinamentos do documento da proclamação ao mundo referente à família destinam-se a ajudar todas famílias—e não só as famílias Santos dos Últimos Dias —a ser felizes.

O que os membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acreditam mesmo em relação ao casamento?

Os Santos dos Últimos Dias acreditam que o casamento entre um homem e uma mulher é uma parte essencial do plano de Deus para os Seus filhos. Eles também acreditam que os maridos e as mulheres “têm a solene responsabilidade de amar-se mutuamente e de cuidar um do outro” (“A Família: Proclamação ao Mundo”). Para os Santos dos Últimos Dias, “o casamento e a família bem-sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios da fé, da oração, do arrependimento, do perdão, do respeito, do amor, da compaixão, do trabalho e de atividades recreativas salutares” (“A Família: Proclamação ao Mundo”). Os Santos dos Últimos Dias acreditam que os cônjuges se devem ajudar mutuamente como parceiros iguais e que aqueles que não cuidam das suas famílias, cometem adultério ou abusam do seu cônjuge ou filhos serão responsáveis perante Deus pelas suas escolhas (“A Família: Proclamação ao Mundo”).

O que os membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realmente acreditam em relação aos filhos e à família?

Os Santos dos Últimos Dias acreditam no ensinamento da proclamação ao mundo referente à família que diz que “Os filhos têm o direito de nascer dentro dos laços do matrimónio” (“A Família: Proclamação ao Mundo”). Os Santos dos Últimos Dias também acreditam que os “filhos são herança do Senhor” (Salmos 127:3), o que significa que os filhos são uma bênção de Deus. Os Santos dos Últimos Dias acreditam que ser pai é uma sagrada responsabilidade e que os pais devem “criar os filhos com amor e retidão, atender às suas necessidades físicas e espirituais, ensiná-los a amar e servir uns aos outros, guardar os mandamentos de Deus e ser cidadãos cumpridores da lei, onde quer que morem” (“A Família: Proclamação ao Mundo”). As responsabilidades familiares são da maior importância para os membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Como posso saber mais acerca das crenças dos membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias?

Os Santos dos Últimos Dias acreditam que as famílias não são apenas uma obrigação, mas também uma grande bênção. A oportunidade de fazer parte de uma família é uma expressão do amor de Deus para connosco e Ele deu-nos famílias “para nos ajudar a ser [quem] Ele deseja que sejamos” (Matthew Neeley, “The Family Is of God,” Friend, Oct. 2008, 28–29). Para saber mais acerca do que os membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acreditam acerca do plano de Deus para si e para a sua família, visite o site vindeacristo.pt.