A Vida de Joseph Smith: Restauração do Sacerdócio

Saiba mais acerca da Restauração da Igreja de Jesus Cristo

Gemälde von zwei betenden Männern und einem Engel der einem von ihnen die Hände auflegt
Os membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acreditam que mensageiros celestiais concederam o sacerdócio de Deus a Joseph Smith e a Oliver Cowdery em 1829.

Os membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acreditam que o sacerdócio é a autoridade para agir em nome de Deus, delegada ao homem por Deus. Quando Jesus Cristo viveu na Terra, Ele deu o sacerdócio aos Seus Apóstolos. Após a crucificação de Jesus Cristo e a morte dos apóstolos, os Santos dos Últimos Dias acreditam que a plenitude do evangelho de Cristo, inclusive o sacerdócio, foi retirada da Terra (ver “Restauração do Sacerdócio”, https://www.churchofjesuschrist.org/study/manual/gospel-topics/restoration-of-the-priesthood?lang=por). Os Santos dos Últimos Dias acreditam que, em 1829, o sacerdócio foi restaurado na Terra quando mensageiros celestiais o conferiram ao profeta Joseph Smith. Para os Santos dos Últimos Dias, a restauração do sacerdócio é um evento importante na história da Igreja.

Quais as crenças dos membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em relação ao sacerdócio?

Os Santos dos Últimos Dias acreditam que existem dois tipos de sacerdócio (ver D&C 107:1)—o Sacerdócio Aarónico e o Sacerdócio de Melquisedeque. Os Santos dos Últimos Dias acreditam que o Sacerdócio Aarónico é o sacerdócio menor ou preparatório, e o Sacerdócio de Melquisedeque é o sacerdócio maior.

O Sacerdócio Aarónico

Joseph Smith aprendeu acerca do Sacerdócio Aarónico depois de encontrar uma referência ao batismo para a remissão dos pecados, no decurso da sua tradução do Livro de Mórmon. No dia 15 de maio de 1829, Joseph e o seu escriba, Oliver Cowdery, foram até a um bosque para orar sobre o que tinham lido acerca do batismo. Em resposta às suas preces, João Batista desceu dos Céus e conferiu a Joseph e a Oliver o Sacerdócio Aarónico, que inclui a autoridade para batizar (ver Joseph Smith—História 1:68–72).

Atualmente, o Sacerdócio Aarónico pode ser conferido a jovens rapazes, dignos, assim que alcancem os 12 anos de idade. Na realidade, os Santos dos Últimos Dias acreditam que existem diversos ofícios dentro do Sacerdócio Aarónico, tendo cada um as suas próprias responsabilidades. Esses ofícios incluem o de diácono, mestre, sacerdote e bispo (ver D&C 107:13–14, 85–88). Os portadores do sacerdócio progridem dentro dos ofícios do sacerdócio à medida que também progridem no evangelho. Os deveres dos vários ofícios do Sacerdócio Aarónico incluem o de abençoar e distribuir o sacramento, batizar e supervisionar as necessidades temporais dos membros da Igreja (ver “Sacerdócio Aarónico,” https://www.churchofjesuschrist.org/study/manual/gospel-topics/restoration-of-the-priesthood?lang=por).

O Sacerdócio de Melquisedeque

Os Santos dos Últimos Dias acreditam que o Sacerdócio de Melquisedeque, ou o sacerdócio maior, também foi restaurado por meio do Profeta Joseph Smith. A data exata da restauração do Sacerdócio de Melquisedeque é desconhecida, mas ocorreu várias semanas após a restauração do Sacerdócio Aarónico em 1829 (ver Doutrina e Convénios e História da Igreja: Manual do Professor de Doutrina do Evangelho [1999], 45). Os antigos Apóstolos Pedro, Tiago e João apareceram a Joseph e a Oliver e conferiram-lhes o Sacerdócio de Melquisedeque.

Os Santos dos Últimos Dias acreditam que o Sacerdócio de Melquisedeque pode ser portado pelos homens dignos membros da Igreja. O Sacerdócio de Melquisedeque é chamado segundo o nome de um grande sumo sacerdote do tempo de Abraão (ver D&C 107:2–4). Este sacerdócio inclui a autoridade para dar bênçãos especiais do sacerdócio, tais como bênçãos de conforto, de aconselhamento e de saúde, e a autoridade para conferir o dom do Espírito Santo. Na realidade, os Santos dos Últimos Dias acreditam que, nas ordenanças do Sacerdócio de Melquisedeque, “se manifesta o poder da divindade” (D&C 84:20; ver também “Sacerdócio de Melquisedeque,” https://www.churchofjesuschrist.org/study/manual/gospel-topics?lang=por).

Saiba mais

Os Santos dos Últimos Dias acreditam que a restauração do sacerdócio em maio de 1829 não é apenas um facto histórico, mas também um milagre e uma bênção incrível para todos os filhos de Deus. Para saber mais acerca da restauração da Igreja de Jesus Cristo, visite o site vindeacristo.pt.