Aprenda acerca do Batismo de Jesus Cristo

Tal como Jesus Cristo foi batizado, também todos nós devemos ser batizados para podermos um dia voltar a viver com Deus. Saiba mais acerca do relato bíblico do batismo de Jesus e como podemos seguir o Seu exemplo.

Jesus Cristo Foi Batizado: Leia o que a Bíblia nos Conta

Porque é que Jesus Cristo foi batizado?

Durante a Sua vida terrena, Jesus Cristo ensinou por meio do exemplo que todos devemos ser batizados. Algumas pessoas podem questionar se o batismo continua a ser importante nos tempos modernos. Através do relato bíblico do batismo de Jesus Cristo, aprendemos que o batismo é uma parte essencial do plano do nosso amoroso Pai Celestial para todos os Seus filhos.

Jesus Cristo foi a única pessoa perfeita que alguma vez viveu sobre a Terra (ver Sempre Fiéis [2004], 77–83). Ele nunca cometeu nenhum pecado. Jesus viveu uma vida perfeita para nos mostrar como viver de modo a podermos voltar ao nosso Pai Celestial, depois da morte. Mesmo que Ele não tivesse pecados para serem perdoados, Jesus Cristo escolheu ser batizado para nos dar um exemplo perfeito a seguir (ver Mateus 3:13–15).

O que aconteceu no batismo de Jesus Cristo?

A Bíblia ensina-nos que Jesus foi batizado pelo seu primo, João Batista (ver Mateus 3:13). Deus concedeu a João o poder e a autoridade especiais para batizar (ver Guia para Estudo das Escrituras, “João Batista,” scriptures.lds.org). Chamamos a esse poder e autoridade para batizar o poder do sacerdócio. Atualmente, a única igreja que tem a mesma autoridade para batizar como João tinha é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (para saber mais sobre a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, visite vindeacristo).

Jesus' baptism
Jesus Cristo foi batizado há mais de 2.000 anos, no entanto, o batismo é tão relevante para as pessoas de hoje como o era no passado.

No batismo de Jesus Cristo no Rio Jordão (ver Marcos 1:9), Deus o Pai falou do Céu. Deus disse que estava “satisfeito” com Jesus (ver Mateus 3:17). Deus também fica satisfeito connosco quando escolhemos ser batizados, pois quando o fazemos, mostramos por meio das nossas ações que O amamos e queremos seguir a Jesus Cristo.

O Espírito Santo também estava presente no batismo de Jesus Cristo (ver Mateus 3:16). Quando somos batizados, também podemos receber o dom do Espírito Santo. Este dom especial permite que o Espírito Santo nos guie e ajude. Por outro lado, também nos permite sentir mais o amor de Deus nas nossas vidas. Se escolhermos ser batizados e vivermos retamente, o Espírito Santo pode estar sempre presente nas nossas vidas.

Durante o batismo de Jesus Cristo, João imergiu Jesus completamente na água. Este tipo de batismo é chamado de batismo por imersão. Podemos ser batizados por imersão, tal como Jesus o foi. Ser completamente imerso na água representa o perdão total dos pecados, que nos é dado quando somos batizados. Ser “enterrado” na água e, em seguida, levantado também representa a nova vida que nos é dada, ao escolhemos seguir Jesus Cristo, e a nossa crença de que um dia nos levantaremos do túmulo por Sua causa (ver Romanos 6:1–4). (Para assistir a um vídeo do batismo por imersão de Jesus Cristo, clique aqui.)

Porque é que o batismo de Jesus Cristo é importante para si?

Todos nós devemos ser batizados para podermos um dia voltar a viver com Deus. Para saber mais acerca da vida de Jesus Cristo e de como pode ser batizado, visite o site vindeacristo.