Conhecer o nosso Salvador Jesus Cristo

Të Arrijmë ta Njohim Shpëtimtarin Tonë, Jezu Krishtin
Elder Tarmo Lepp, Estónia
Elder Tarmo Lepp, Estónia Setenta de Área, Área da Europa Norte

Os missionários falaram-me sobre Jesus Cristo, sobre a Sua vida e os Seus ensinamentos, quando eu era jovem. Agora, que sou um membro da Igreja há 30 anos, às vezes pergunto-me se realmente conheço o meu Salvador Jesus Cristo. A resposta é sim, eu conheço-O, e vós também.

No entanto, assim como as pessoas com as quais não contactamos há muito tempo, que podem tornar-se estranhas para nós, o nosso Salvador também pode tornar-se num estranho para nós. Conhecê-Lo e saber quem Ele é, é um processo contínuo. Desejo partilhar convosco algumas das ações que me ajudaram a conhecer melhor Cristo e a aprofundar este conhecimento.

pix2

Oração

“Sempre Fiéis - Tópicos do Evangelho” ensina-nos acerca da oração: “O Pai Celestial [ama-vos] e conhece as [vossas] necessidades. Ele deseja que comuniquem com Ele [através] da oração. (…) Ao [criarem o hábito de [se aproximarem] de Deus em oração, [irão conhecê-Lo e estarão] cada vez mais próximo Dele. Os [vossos] desejos tornar-se-ão mais como os Dele. [Poderão] garantir para [vós] e para outras pessoas, bênçãos que Ele está pronto a [entregar-vos] se apenas Lhe [pedirem] com fé”(1). Assim que comecei a orar, tornei-me mais próximo do meu Pai Celestial e do Seu Filho. A oração regular ajuda a manter este relacionamento próximo. Sou grato pelo poder da oração.

pix3

O Estudo das Escrituras

O Livro de Mórmon usa as seguintes palavras para descrever os filhos de Mosias: “… e haviam-se fortalecido no conhecimento da verdade; porque eram homens de grande entendimento e haviam examinado diligentemente as Escrituras para conhecer a palavra de Deus”(2). O estudo diário das escrituras ajuda-nos a ser recetivos aos sussurros do Espírito Santo. Fortalece a nossa fé, ajuda-nos a resistir às tentações e ajuda-nos a aprender a conhecer o nosso Pai Celestial e o Seu Filho amado.

pix4

Serviço

Ler as escrituras ajuda-nos a conhecer o Salvador. No entanto, conhecê-Lo apenas não é suficiente, devemos também tornar-nos tal como Ele. Para nos tornarmos como o Salvador é, devemos agir. Ao servir outros, somos servos de Cristo.

Quando eu era um membro recém-batizado na Igreja, houve tempos difíceis na minha terra natal e muitos tiveram dificuldades financeiras. Às vezes, eu levava alimentos para os membros do nosso Ramo e deixava, de forma anónima, os sacos à porta das casas. Adorava pensar que quando encontrassem o saco com os alimentos, sem saberem quem os trouxera, agradeceriam a Deus e não a mim. Uma das minhas parábolas favoritas das escrituras é a Parábola do Bom Samaritano. O samaritano não planeou nenhuma boa ação para aquele dia em particular, mas viu a necessidade e agiu. Jesus disse a um advogado no final deste relato: “Vai, e faze da mesma maneira”(3). Esta mensagem de Jesus é dirigida a nós também. Ao ajudarmos outros, seremos capazes de sentir tal como Jesus se sentia quando servia os outros.

pix5

Convénios

Os convénios são realizados entre duas ou mais partes. Quando fazemos convénios na Igreja, nós somos uma das partes e a outra parte é Deus. O nosso primeiro convénio é o do Batismo e, ao fazermos este convénio, prometemos tomar sobre nós o nome de Jesus Cristo. Aos domingos, assistimos à reunião sacramental para renovar o nosso Convénio Batismal. Nos templos, fazemos convénios que continuarão em vigor até mesmo depois de deixarmos este mundo.

O Presidente Nelson disse que “aumentamos o poder do Salvador na nossa vida quando fazemos convénios sagrados e os guardamos com exatidão. Os nossos convénios ligam-nos a Ele e [dão-nos] poder divino”(4). Para ajudar outros a aumentar o poder do Salvador na sua vida, podemos incentivá-los e ajudá-los a receber ordenanças e convénios divinos.

Baptism

Testificar de Jesus Cristo

Geralmente, o nosso testemunho pessoal começa com o testemunho de outra pessoa. A minha irmã partilhou o seu testemunho comigo após o seu batismo. Senti o desejo de ouvir mais sobre o que minha irmã tinha testificado. Depois, os missionários vieram e testificaram sobre Jesus Cristo, o Seu evangelho e a Igreja restaurada. Foi tão poderoso que mudou completamente a minha vida. Numa fração de segundo, um ateu tornou-se num crente que desejou seguir os ensinamentos e o exemplo de Cristo. Da mesma forma, o nosso testemunho pode mudar a vida de outros. Por causa do nosso testemunho, mais alguém pode vir a conhecer Cristo, a quem antes não conhecia.

Testifico-vos que eu sei que temos um Pai Celestial amoroso. Eu sei que o Seu filho, Jesus Cristo, redimiu-nos do pecado. Prometo-vos que ao orarem, estudarem as escrituras, servirem o próximo, fizerem convénios com o Senhor e testificarem Dele, irão conhecer ainda melhor o vosso Salvador Jesus Cristo.

1. Sempre Fiéis - Oração
2. Alma 17:2
3. Lucas 10:37
4. Presidente Russell M. Nelson: “Invocando o Poder de Jesus Cristo [na] Nossa Vida”, A Liahona, maio de 2017