Foi Dada Uma “Lei” Maior

Elder Thomas Hänni, Espanha
Elder Thomas Hänni, Espanha Setenta de Área

Queridos amigos,

Que alegria é caminhar convosco e com o Senhor, todos juntos no caminho do discipulado.

Quando Jesus visitou os nefitas, proferiu um discurso semelhante ao Sermão da Montanha, onde enfatizou que as coisas que eram dos tempos antigos, que estavam sob a lei, foram cumpridas n’Ele.[1].A declaração do Senhor, dada há mais de dois mil anos, de que as coisas antigas são passadas e todas as coisas foram renovadas [2] ainda ressoa hoje. Foi dada uma “lei” maior, foi ensinado um modo de vida mais santo.

Quando Jesus estava na Terra, ensinou ao aliviar fardos e ao ajudar os necessitados. Alguns podem pensar que as nossas crenças limitam o nosso arbítrio e as nossas oportunidades, mas todos sentimos que a pura verdade e doutrina dada pelo Senhor liberta-nos e oferece orientação divina, alívio e segurança num mundo turbulento.

Os ensinamentos de Jesus diferiam dos fariseus, principalmente em como honrar o Dia do Senhor. Os fariseus tentaram parecer justos, mas os seus motivos eram impuros. Jesus ensinou que fazer o bem e ajudar as pessoas era mais importante do que seguir interpretações estritas da lei. Ele usou os milagres de cura como uma oportunidade para ensinar sobre o verdadeiro significado do Dia do Senhor e a importância da compaixão e do amor.

Quando Jesus disse que “o sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado',[3] Ele quis dizer que o Dia do Senhor é uma dádiva preciosa de Deus, que nos proporciona uma pausa nos desafios da vida diária e uma oportunidade para o rejuvenescimento físico e espiritual. O Dia do Senhor não é um dia para realizar atividades diárias regulares, mas oferece uma oportunidade adicional de descanso e consolo, revelação pessoal ao ouvir e aprender a Sua palavra, e a oportunidade de fazer o bem e edificar outros.

Enfatizar regras estritas e cegas, baseadas em tradições e estruturas, em detrimento de princípios divinos eternos e verdadeiros desconsidera o Seu propósito divino de nos ajudar a progredir. Quando centramos a nossa vida no Senhor, o jugo d’Ele torna-se suave e o fardo d’Ele torna-se leve.[4] Deus dá-nos mandamentos, inclusive o de honrar o Dia do Senhor, não para nos oprimir, mas para nos abençoar. O caminho para o Pai Celestial é estreito e apertado, mas o Senhor veio anunciar que não temos de percorrê-lo sozinhos. O Seu convite a todos os que se sentem “sobrecarregados”[5] é ficar ao lado d’Ele, unir-se a Ele com alegria e permitir que com Ele partilhemos os nossos fardos.

Em hebraico, a palavra Sábado significa “descanso”. Sim, a Sua promessa é: “Encontrareis descanso para a vossa alma”.[6]

p2

Será que ainda fazemos listas de coisas que devemos ou não fazer no Dia do Senhor? Ou mudámos em Cristo e com Cristo e estamos a traçar, com a ajuda do Pai Celestial, o nosso próprio plano individual para o tempo antes, durante e depois do Dia do Senhor?

Podemos tornar o Dia do Senhor deleitoso ao prestar serviço a outros, especialmente aos que não estão a sentir-se bem ou que estão sozinhos ou necessitados. Elevar o ânimo deles também elevará o nosso.[7]

Que estejamos sempre ligados ao Pai Celestial, mas especialmente no Dia do Senhor, tanto dentro como fora da igreja, na nossa casa e na casa dos nossos amigos e familiares.

Estou grato pela oportunidade de caminhar convosco e com o Senhor no caminho do discipulado. Sinto-me abençoado por ter o Senhor e todos vós ao meu lado como meus irmãos, irmãs e amigos. Estou grato pelo Dia do Senhor na minha vida e na da minha família. Este ajuda-nos a estar novamente ligados espiritualmente e a passar tempo juntos, o que fortalece o nosso amor e os nossos laços.

Gostaria de convidar-vos a considerar os vossos caminhos no que toca a descobrir, individualmente, como tornar o Dia do Senhor deleitoso. Precisamos da vossa mão amiga e do vosso sorriso amoroso nas nossas reuniões dominicais, nas nossas capelas. Não podemos percorrer o caminho sozinhos. Que possamos continuar a aprender e a aplicar os Seus ensinamentos na nossa vida e esforçar-nos para honrar o Dia do Senhor como uma dádiva sagrada de Deus. Que possamos partilhar esta dádiva com os outros!

1. 3 Néfi 12:46

2. 3 Néfi 12:47

3. Marcos 2:27

4. Mateus 11:30