Frankfurt am Main

Iniciativa ensina o ministério leigo da Europa a ajudar o próximo em situações de crise

Mulheres e homens que servem, como voluntários, em papeis ministeriais nas congregações d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias por toda a Europa beneficiam de um programa em expansão sobre como dar resposta a indivíduos que enfrentam crises emocionais.

Administrados através do escritório dos Serviços Familiares da Igreja na Área da Europa, estão disponíveis cursos introdutórios e um guia de debate em 14 idiomas europeus.

Ministrar em Tempos de Crise é uma abordagem baseada no evangelho para apoio psicossocial”, explicou o Elder Mark Rencher, que serviu como voluntário a tempo inteiro na sede europeia da Igreja em Frankfurt am Main, Alemanha, e que foi encarregue de lançar o programa com o apoio de profissionais locais da área da saúde mental.

“Muitas vezes, quando temos de interagir com alguém que está numa situação de crise, não sabemos bem o que dizer. Isto ensina o que se deve dizer e como devemos relacionar-nos com os que estão a passar por dificuldades”, acrescentou a sua esposa, a Irmã Lizbeth Rencher, uma psicóloga doutorada.

“Ministrar em Tempos de Crise” ajuda os líderes e os membros da congregação a ir ao encontro das pessoas em crise.

Ela salientou que os recursos oferecidos se destinam aos que servem no ministério leigo e não pretendem substituir qualquer tipo de ajuda profissional. “Não estamos aqui para oferecer psicoterapia nem uma intervenção terapêutica. Estamos aqui apenas para lhes dar algum apoio emocional para evitar ainda mais danos”, disse a Irmã Rencher.

Inundaçõescatastróficas, refugiados da Ucrânia em busca de segurança — a Europa tem assistido a várias situações de crise nos últimos anos. À medida que os voluntários d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias têm estendido a mão aos necessitados, Ministrar em Tempos de Crise tem-se tornado num recurso apreciado. “Recebemos muitas reações de bispos e presidentes da Sociedade de Socorro a dizer que gostariam de ter tido isto mais cedo”, recordou o Elder Rencher.

Em Setembro de 2021, Teresa Raposo testou o projeto na Europa, ao trabalhar com três congregações da Estacade Lisboa. A conselheira dos serviços Familiares tem anos de experiência a colaborar com a Cruz Vermelha em Lisboa.

Após receberem formação, os líderes locais relataram que o programa foi fundamental para os ajudar a ter mais confiança em lidar com os membros que se encontram a passar por dificuldades emocionais. Mais especificamente, sentiam-se melhor preparados para ouvir, validar emoções e oferecer esperança.

No ano passado, foram oferecidas pequenas aulas de sensibilização aos voluntários de apoio às vítimas de inundações. Um guia de debate de 44 páginas — disponível em albanês, croata, dinamarquês, holandês, inglês, finlandês, francês, alemão, italiano, norueguês, português, romeno, espanhol e sueco — é enviado a ministradores e a congregações a pedido. Além disso, os conselheiros dos Serviços Familiares estão preparados para prover formação introdutória localmente aos líderes, membros ou voluntários.