O que é que os Mórmons acreditam acerca de Jesus Cristo?

Aprenda mais acerca do Filho de Deus e Criador do Mundo

Jesus Cristo é o Filho de Deus

Já alguma vez pensou sobre o que é que os Mórmons acreditam acerca de Jesus Cristo? Tal como muitos outros cristãos de todas as partes do mundo, os Mórmons, também conhecidos como membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, veem Jesus Cristo como o seu Senhor e adoram-no como o seu Salvador. Muitas crenças Mórmons acerca de Jesus Cristo são semelhantes a outras crenças cristãs acerca Dele. Mas os Mórmons também acreditam em muitas verdades puras e preciosas sobre o Salvador que são exclusivas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Quem é que os Mórmons dizem ser Jesus Cristo?

Como muitos Cristãos, os Mórmons acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus e o Criador do Mundo. No entanto, os Mórmons possuem a crença única de que Deus o Pai e Jesus Cristo são dois seres distintos. Os Mórmons acreditam que Deus e Jesus Cristo são unos no amor perfeito que têm por nós, mas que cada um é um ser distinto com o Seu próprio corpo perfeito e glorificado (ver D&C 130:22).

Os Mórmons acreditam que todos os homens e mulheres que já nasceram, inclusive Jesus Cristo, viveram com Deus como seus filhos espirituais antes desta vida. Deus quis que cada um de nós viesse à Terra para obter experiência, aprender e crescer para se tornar mais semelhante a Ele. Mas Deus também sabia que todos os Seus filhos acabariam por pecar, morrer e ficar aquém da Sua glória. Precisávamos que um Salvador sobrepujasse os nossos pecados e imperfeições e nos reconciliasse com Deus. Os Mórmons acreditam que Jesus Cristo foi escolhido para ser esse Salvador, há muito tempo, durante a nossa vida pré-mortal com Deus. Nós gritámos de alegria quando nos apresentaram o glorioso plano que Deus tinha para os Seus filhos (ver Jó 38:7).

O que é que os Mórmons acreditam acerca da vida mortal de Jesus Cristo?

Os Mórmons acreditam que Jesus nasceu em Belém. Acreditam que Ele nasceu como o filho de Deus, o Pai e de uma mãe mortal, Maria. Ao crescer, foi aprendendo a Sua missão divina e o evangelho do Seu Pai, linha sobre linha e preceito sobre preceito (ver D&C 98:12). Os Mórmons acreditam que Jesus Cristo viveu uma vida mortal perfeita para nos dar o exemplo do que precisamos fazer. Ele tornou-se o Messias, o Salvador prometido do povo de Deus, cujos profetas haviam anunciado desde há muito. Nas escrituras lemos que Ele ensinou o Seu evangelho por meio de palavras e atos que “Ele caminhou pelas estradas da Palestina, curando os enfermos, fazendo com que os cegos vissem e levantando os mortos” (“O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos,” Ensign ou Liahona, abr. 2000).

Os Mórmons também acreditam que, por ocasião da Sua Expiação no Getsémani e na cruz, Jesus Cristo sofreu para além de qualquer descrição pelos pecados de toda a humanidade, para que assim nos pudesse ajudar em todas as nossas aflições. Os Mórmons acreditam que Jesus Cristo morreu na cruz e ressuscitou para que toda a humanidade possa um dia ressuscitar e voltar a viver com um Pai celestial amoroso. Tendo sido a única pessoa que alguma vez viveu uma vida completamente sem pecado, o Salvador era o sacrifício perfeito, o cordeiro imaculado. Exclusiva dos Santos dos Últimos Dias é a crença de que após a morte de Jesus Cristo, Ele visitou o povo nas Américas (ver João 10:16; 3 Néfi 11).

Como posso tornar-me mais semelhante a Jesus Cristo?

Jesus Cristo é o exemplo perfeito de tudo o que é bom: fé, esperança, caridade, virtude, conhecimento, paciência, humildade, obediência e qualquer outro atributo digno. Os Mórmons acreditam que à medida que nos esforçarmos por desenvolver esses atributos, tornar-nos-emos mais semelhantes a Jesus Cristo. Podemos continuar a ser mais semelhantes a Ele ao orarmos frequentemente, ao nos arrependermos dos nossos erros e ao estudarmos as escrituras com vista a aprender mais acerca da Sua vida.

Ter fé em Jesus Cristo e seguir os seus ensinamentos é o único meio de encontrar felicidade duradoura. A nossa vida na Terra pode trazer-nos muitas provações, desafios e até mesmo mágoa. Mas, tal como o Salvador prometeu em Mateus 11:28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”

Para saber mais sobre as crenças Mórmons acerca de Jesus Cristo e fortalecer o seu relacionamento pessoal com Ele, visite o site mormon.org.