Mensagem da Liderança da Área

Superar as Diferenças e Estabelecer Sião

Kristus underviser på det amerikanske kontinentet
Plaku Mihael Cizla, Gjermani,
Elder Michael Cziesla, Alemanha Setenta de Área

Fico sempre emocionado pelo relato no Livro de Mórmon do aparecimento do Salvador ao povo das Américas, após a sua ressurreição, no Hemisfério Oriental. Ele ensinou-lhes a importância da expiação no plano de Deus, as bênçãos dos mandamentos e a importância dos convénios e ordenanças. Ministrou-lhes espiritualmente, um a um (1).

O Senhor esteve com eles apenas durante alguns dias, mas o impacto da sua visita foi sentido durante mais de dois séculos. “E não havia contendas nem disputas entre eles; e procediam retamente uns com os outros.  E tinham todas as coisas em comum; portanto, não havia ricos nem pobres nem escravos nem livres, mas eram todos livres e participantes do dom celestial.” (…) “E certamente não poderia haver povo mais feliz entre todos os povos criados pela mão de Deus. Não havia ladrões nem assassinos; nem havia lamanitas nem qualquer espécie de itas, mas eram um, os filhos de Cristo e herdeiros do reino de Deus. E quão abençoados eram eles!  Porque o Senhor os abençoou em tudo que fizeram.” (2)

O que poderia ter causado esta mudança e ter efeitos tão duradouros? A resposta é simples e, no entanto, profunda. Os ensinamentos do Senhor e do Seu evangelho penetraram nos seus corações, afastaram o homem natural e tornaram-se discípulos de Jesus Cristo. Tinham o nome do Senhor escrito nos seus corações (3) e desenvolveram o espírito de um povo de Sião, como nos dias de Enoque.

Infelizmente, vivemos num mundo que celebra o individualismo, onde a discussão e a formação de opinião são consideradas uma expressão de vivacidade. Mesmo como membros da igreja, nem sempre somos imunes a estes acontecimentos. A pandemia, em particular, tem apresentado desafios especiais às nossas alas e famílias. Nalguns casos, começámos a definir-nos de acordo com as nossas diferenças, tal como o povo do Livro de Mórmon, e criámos os nossos próprios “itas”. O evangelho de Jesus Cristo e o espírito de Sião ajudam-nos a superar estas diferenças.

pix2

“Sião é Sião por causa do caráter, dos atributos e da fidelidade [dos] seus cidadãos. Lembrem-se: ‘O Senhor chamou [o] seu povo Sião, porque eram unos de coração e vontade e viviam em retidão; e não havia pobres entre eles.’ (4) Se quisermos estabelecer Sião em nossa casa, [ramo, ala e estaca], devemos seguir [este] padrão. (…) Não podemos esperar até que Sião venha para que [estas] coisas aconteçam — Sião virá apenas se elas acontecerem.” (5).

Então, o que é que isto significa para mim em termos práticos? Por onde começo se quiser ultrapassar as diferenças e fomentar a unidade?

Em 1872, o Profeta Brigham Young deu aos Santos um lembrete importante que é provavelmente mais relevante hoje do que nunca. Ele disse: “Parem! Esperem! Quando vocês se levantarem pela manhã, antes de ingerirem o primeiro bocado de alimento, (…) inclinem-se diante do Senhor, peçam que Ele vos perdoe os pecados e vos proteja durante todo o dia, que vos preserve das tentações e de todo mal, e guie os [vossos] passos no caminho certo, para que ,nesse dia, possam fazer algo que seja proveitoso ao reino de Deus na Terra. Tendes tempo para fazer isto?” (6).

A mudança positiva começa com cada um de nós e o nosso desejo de contribuir pessoalmente, de ser de um só coração e uma só mente, de viver em retidão, e de cuidar conscientemente dos pobres e necessitados. A chave é fazer do Senhor nosso aliado em tudo isto, construindo sobre a fé, a esperança e a caridade. “Sião foi estabelecida e floresceu porque [os] seus cidadãos trabalhavam e viviam segundo a inspiração divina. Sião não vem como um dom, mas porque o povo do convénio, as pessoas virtuosas, se unem para edificá-la.”(7).

1. - 3. Néfi 11 ff.
2. - 4 Néfi 2, 3, 16-18
3. - Mosias 5:12
4. - Moisés 7:18
5. - D. Todd Christofferson, A Sião Vem, Pois, Depressa, Conferência Geral, outubro de 2008.
6 - Keith B. McMullin, A Sião Vem, Pois, Depressa, Conferência Geral, outubro de 2002.
7 - Keith B. McMullin, A Sião Vem, Pois, Depressa, Conferência Geral, outubro de 2002.