Um novo início espiritual

Ressurreição de Cristo
Elder Erik Bernskov
Elder Erik Bernskov Dinamarca, Setenta de Área

Após a Sua ressurreição, o Salvador visitou e ensinou os Seus apóstolos. Ao longo de quarenta dias, Ele apareceu-lhes e ensinou-os acerca do Reino de Deus. Que momentos maravilhosos devem eles ter passado juntos. Durante esse tempo, Ele também lhes disse que não deveriam deixar Jerusalém, mas sim aguardar até que fossem investidos com poder do alto. Ele tinha-lhes prometido que, em breve, seriam batizados com o Espírito Santo. Que momentos de suspense devem eles ter sentido. Deviam estar ansiosos por este evento, que estaria prestes a acontecer.

Depois de Jesus ter abençoado o grupo e partido, os apóstolos regressaram a Jerusalém com grande alegria e passaram grande parte do tempo de espera no templo. Que excelente forma de se prepararem espiritualmente para o batismo do Espírito Santo e para os eventos subsequentes.

Os apóstolos só tiveram que esperar até à festa Judaica de ação de graças, designada de Pentecostes, que acontecia 50 dias após a Páscoa. Ao se reunirem, ouviu-se um som semelhante a um vento forte, que encheu a casa. “E apareceram-lhes línguas divididas como se de fogo tratasse, e pousaram sobre cada um deles”. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em diferentes idiomas.

Este derramamento do Espírito Santo foi o início espiritual para os primeiros Santos. Pouco depois, muitas almas foram batizadas e milagres foram realizados pelos apóstolos. Os novos santos viviam em harmonia uns com os outros, ajudando os necessitados, e iam frequentemente ao templo.

Em diferentes ocasiões da história da Igreja restaurada, temos visto o derramamento do Espírito Santo a fortalecer os santos. Na mais alto grau desta escala, muitos membros tiveram experiências espirituais maravilhosas relacionadas com a dedicação de templos. A manifestação espiritual única e mais conhecida aconteceu quando o templo de Kirtland foi dedicado, em 1836. Antes dessa dedicação, muitos sacrifícios foram feitos pelos membros, que doaram tempo e dinheiro para ajudar a construir este primeiro templo especial, que ainda hoje existe. Também foi solicitados aos Santos que se preparassem espiritualmente antes da dedicação.

Tive o prazer de assistir à dedicação do templo de Copenhaga em 2004. Antes da dedicação, eu — juntamente com muitos outros membros — estive envolvido em toda a logística inerente à sessão de portas abertas para milhares de visitantes. Toda a preparação e as experiências edificantes de acompanhar os visitantes antes da dedicação, fizeram da própria dedicação um evento especial, que afetou os membros e os motivou a frequentar assiduamente o templo para servir e sentir o espírito.

Depois de passarmos pela experiência de nos sentirmos cheios do Espírito Santo, uma das consequências mais comuns é sentirmos o desejo de nos voltarmos a comprometer viver mais perto do Senhor. Também pode surgir um maior comprometimento e motivação para fazer o bem e ajudar os outros. Talvez até um maior amor e mais paciência para com os outros.

Felizmente, não é necessário esperarmos por grandes eventos como a dedicação de um templo, a visita de um apóstolo, conferências especiais, etc., para podermos sentir a presença ou o derramamento do Espírito Santo e nos sentirmos renovados. Pessoalmente, eu consigo sentir um novo começo espiritual semanalmente durante as reuniões da Igreja e ao tomar o sacramento, quando passei a semana a estudar as escrituras — muitas vezes acompanhadas pelo manual do Vem e Segue-me — e a servir ao próximo.

Sou muito afortunado por morar perto de um templo, e sempre que lá entro recordo-me do propósito da vida e tudo fica em perspetiva. Posso não ter as experiências que os Santos tiveram na dedicação em Kirtland, mas o espírito especial que sentimos no templo também me ajuda a ser mais espiritualmente sensível a sentir a presença do Espírito Santo — tal como os primeiros Santos antes do dia de Pentecostes.